28 agosto, 2007

Ensaio sobre a Lucidez

O que aconteceria se 83% dos eleitores da capital de um país votassem em branco nas eleições?

É com esse fato que se desenrola o livro.

Tudo se passa 4 anos após toda a população ter ficado completamente cega da cegueira branca, tema do livro anterior, "Ensaio sobre a cegueira".

A lucidez da população em votar em branco para protestar, sem ter sofrido nenhum tipo de influência de nenhuma organização política, apenas pelo desejo individual de cada cidadão é o fato que deixa o governo cego, insistindo que existe alguma conspiração por trás de tal acontecimento. E se existe uma conspiração, ela tem líderes, e é preciso caçá-los e dar uma lição nos eleitores, esses inconscientes que não valorizaram seu voto.

Saramago faz uma crítica severa e ao mesmo tempo realista, mostrando fatos que seríam totalmente factíveis em qualquer "democracia" se a votação decorresse da mesma forma. Direitos caçados, crimes por parte do governo, conspirações e finalmente a culpa de um inocente para servir de bode expiatório.

P.S.: Esse post ficou muito engomadinho né? Assim todo literariozinho, todo dentro dos conformes... Nã!!! Como eu tou sem saco pra reescrever, vou complementar:

Leiam o livro, é do caralho! Apesar do estilo do Véi José, sem pontos e com um monte de vírgula ser meio chato no começo, depois vc se acostuma e nem percebe. Ah, mas leiam ensaio sobre a cegueira antes, é importante.

inté.

27 agosto, 2007

Tempestade e Bonança

Se depois da tempestade vem a bonança, então depois da bonança, vem a tempestade?

Depois de um fim de semana massa com os meus amigos, rindo que só, hoje eu amanheci com uma vontade de chorar do caralho.

Tô meio sem perspectivas, assim, perspectivas tem um monte, mas tou meio sem saber o que fazer, ou melhor, sem saber o que realmente ia me deixar feliz em fazer.

Sair por aí pelo meio do mundo e conhecer milhares de lugares, ajudar um monte de gente, e me entregar ao mundo.

ou

Trabalhar direitinho, bem quietinho, fazer minhas obrigações, juntar uma grana e ter uma vida normal e feliz ao lado dos meus amigos, futura família e filhos?

Ô dúvida cruel.

Eu tinha escrito um bocado de coisas, mas fui reler aqui e tava muito baixo astral, e se tem uma coisa que eu não sou, é baixo astral, então deixei pra lá.

Amanha vou postar um negócio menos pessoal, pq isso aqui ta parecendo agendinha de adolescente. Vou falar do Livro que acabei de ler, "Ensaio sobre a Lucidez" do Saramago, um livraço.

inté povo.