Ensaio sobre a Lucidez
O que aconteceria se 83% dos eleitores da capital de um país votassem em branco nas eleições?
É com esse fato que se desenrola o livro.
Tudo se passa 4 anos após toda a população ter ficado completamente cega da cegueira branca, tema do livro anterior, "Ensaio sobre a cegueira".
A lucidez da população em votar em branco para protestar, sem ter sofrido nenhum tipo de influência de nenhuma organização política, apenas pelo desejo individual de cada cidadão é o fato que deixa o governo cego, insistindo que existe alguma conspiração por trás de tal acontecimento. E se existe uma conspiração, ela tem líderes, e é preciso caçá-los e dar uma lição nos eleitores, esses inconscientes que não valorizaram seu voto.
Saramago faz uma crítica severa e ao mesmo tempo realista, mostrando fatos que seríam totalmente factíveis em qualquer "democracia" se a votação decorresse da mesma forma. Direitos caçados, crimes por parte do governo, conspirações e finalmente a culpa de um inocente para servir de bode expiatório.
P.S.: Esse post ficou muito engomadinho né? Assim todo literariozinho, todo dentro dos conformes... Nã!!! Como eu tou sem saco pra reescrever, vou complementar:
Leiam o livro, é do caralho! Apesar do estilo do Véi José, sem pontos e com um monte de vírgula ser meio chato no começo, depois vc se acostuma e nem percebe. Ah, mas leiam ensaio sobre a cegueira antes, é importante.
inté.