08 abril, 2008

Os dois opostos e eu.

Argh, já comecei a escrever isso aqui umas 458 vezes e apaguei porque achei que não tava bom. Saco! Agora vai do jeito que vier à cabeça mesmo, curto e grosso!

Porque é tão dificil defender que todo mundo tem direito de pensar diferente, de ter opiniões, de ter liberdade e quando alguém vem falar alguma coisa que você discorda, aí é um Deus nos acuda? Você reclama, xinga, não acredita, julga, se decepciona e o escambau.

Mas o objetivo das pessoas terem liberdade de pensar diferente não é justamente haver pluralidade, tolerância, respeito, e pensarem diferente mesmo?

Então porque diacho eu fiquei tão desnorteado quando ouvi uma opinião bem diferente da minha a repeito de um assunto sério?

Liberdade de pensamento é pros outros, mas aqui em casa não violão?

É muita hipocrisía mesmo!!!

Ainda bem, ainda bem que pelo menos eu consegui pensar a respeito e tentar entender o motivo de ter reagido assim, além de refletir sobre o que é que realmente me incomoda quando passo por uma situação dessas.

Cheguei a conclusão que o que realmente me incomoda, e incomoda porque acontece com frequência, é as pessoas tentarem nos convencer das idéias delas e brigarem, arrumarem confusão ou se chatearem por causa disso.

Não sei com vocês, mas comigo, sempre que alguém tem a opinião diferente da minha, vem com um arsenal poderoso e letal prá tentar me convencer a adotar a sua opinião a respeito do assunto e isso é chato prá caramba, normalmente nunca leva a lugar nenhum, a não ser a um lugar com duas pessoas chateadas.

Porque essa necessidade doentia que as pessoas tem de convencer os outros de que a sua religião é melhor, que o governo do fulano é melhor ou pior do que o do beltrano, que o sicrano é assim ou assado? Whatever...

Acho que as pessoas seriam bem mais felizes e sensatas se investisem seu tempo pensando nelas mesmas, no que elas acreditam, colocando em dúvidas as "verdades" que estão arraigadas na sua cabeça.

Será que tudo o que você pensa é certo? Se não (e eu prefiro acreditar que todo mundo respondeu não a essa pergunta), porque sempre em qualquer discussão, a gente age como se fosse o rei da verdade?

O que não quer dizer que opiniões contrárias não sejam bem vidas, devem ser sempre, mas no meu caso só se vierem acompanhadas de calma, de carinho, de respeito pelo pensamento do outro e da idéia de que ninguém convence ninguém de nada.

Quando alguém troca de opinião sobre algo, ela não substituiu a dela pela de outra pessoa. Ela analisou tudo que ja tinha vivido e pensado a respeito daquele tema e elaborou uma nova visão a partir de novas informações e novas interações com pessoas diferentes.

Eu me senti mal quando percebi que pregava uma coisa e quando me deparei na prática agi da forma oposta. É osso!

É como se sempre tivesse acreditado cegamente e defendido a igualdade racial, e de repente visse minha filha com um namorado negro e desse chilique. Que vergonha!!!

Aí fica a pergunta: será que o difícil é conviver com quem tem opiniões diferentes da sua, ou é conviver com quem tenta impor suas opiniões?

Ontem eu percebi que seria muito mais fácil eu conseguir conviver com alguém que pensa diferente de mim, do que essa pessoa conviver comigo.

Afinal quem se estressou fui eu. Uma lástima!

Isso aí me custou uma hora de estudo pensando, no dia em que aconteceu, e mais uma hora agora colocando por escrito.

Eu sei que devia ter usado essas duas horas pra estudar, mas diacho, eu ainda sou humano né? E não só uma máquina de ler texto.

inté.

P.S.: obrigado a todos que me aceitam sendo diferente de vocês, mais do que eu aceito vocês que são diferentes de mim. Mas eu tou melhorando, afinal a parte massa da vida não é o processo? :)