27 setembro, 2007

Simplicidade x Pedantismo - Instrução x Ignorância - Interior x Capital

Eita que título de post mais quilometrico!

Mas é que esses dias estive pensando sobre os porquês das pessoas seguirem certos padrôes de comportamento...

- Porque a maioria das pessoas que são mais descoladas, diferentes, tem a cara fechada e são tão antipáticas?

- Porque essas mesmas pessoas, em sua maioria, são pedantes e julgam tanto os outros?

- Porque as pessoas mais humildes são mais calorosas?

- Porque essas mesmas pessoas humildes, também são tão preconceituosas?

Pelas andanças que tive nos interiores, tive ótimas impressões das pessoas que lá vivem. Muitas vezes sem ter o que comer, fazem questão de te servir um jantar com o que há de melhor na casa, e ficam ofendidas se você não aceita.

Seria um ótimo lugar para se viver não é mesmo?

Não.

Se por um lado sobram a gentileza, a educação, e as boas maneiras, por outro faltam a educação, o acesso à informação, à cultura. Fica difícil achar pessoas que gostem de coisas parecidas com as quais muitos de nós estamos acostumados, e sobram preconceitos com quem é diferente, com quem gosta de ouvir outros tipos de música, de se vestir de forma diferente, de ter comportamentos fora dos padrões, e no interior esses padrões são muito mais restritos.

Por outro lado, na "capital", na "cidade grande" a convivência dos diferentes é menos difícil, é mais fácil achar pessoas com gostos variados e por consequência, sempre tem alguém que pensa e gosta das mesmas coisas que você. O problema é que essas pessoas na maioria das vezes são também preconceituosas, são pedantes e sectaristas, também não conseguem aceitar o que é o padrão vigente e acham que para se afirmarem tem que ser contra tudo que aí está.

Parem de falar mal dos outros, parem de julgar, aceitem que todo mundo tem o direito de gostar do diabo que seja e isso não faz delas pessoas melhores ou piores, tem gente bacana, simpático, altruísta e generoso em todas as classes sociais, de todas as raças, de todos os credos.

Tô tão cansado de só ver gente falando mal dos outros, de só ver gente criticando a forma de ser alheia, isso pra mim é coisa de gente recalcada que não tem simancol de analisar, aceitar e tentar melhorar seus próprios defeitos. E tenho dito.

inté.

24 setembro, 2007

Crianças 3

Depois da saga do tênis relampejantemente apertado, minha sobrinha, Maria Cecília, após o pai se negar a comprar ingressos pros joguinhos dela alegando que não tinha mais dinheiro, me saiu com essa:

- Mãe, manda o papai comprar mais dinheiro, que o dele já acabou!

ai ai... hehehe.

inté povo.