28 agosto, 2007

Ensaio sobre a Lucidez

O que aconteceria se 83% dos eleitores da capital de um país votassem em branco nas eleições?

É com esse fato que se desenrola o livro.

Tudo se passa 4 anos após toda a população ter ficado completamente cega da cegueira branca, tema do livro anterior, "Ensaio sobre a cegueira".

A lucidez da população em votar em branco para protestar, sem ter sofrido nenhum tipo de influência de nenhuma organização política, apenas pelo desejo individual de cada cidadão é o fato que deixa o governo cego, insistindo que existe alguma conspiração por trás de tal acontecimento. E se existe uma conspiração, ela tem líderes, e é preciso caçá-los e dar uma lição nos eleitores, esses inconscientes que não valorizaram seu voto.

Saramago faz uma crítica severa e ao mesmo tempo realista, mostrando fatos que seríam totalmente factíveis em qualquer "democracia" se a votação decorresse da mesma forma. Direitos caçados, crimes por parte do governo, conspirações e finalmente a culpa de um inocente para servir de bode expiatório.

P.S.: Esse post ficou muito engomadinho né? Assim todo literariozinho, todo dentro dos conformes... Nã!!! Como eu tou sem saco pra reescrever, vou complementar:

Leiam o livro, é do caralho! Apesar do estilo do Véi José, sem pontos e com um monte de vírgula ser meio chato no começo, depois vc se acostuma e nem percebe. Ah, mas leiam ensaio sobre a cegueira antes, é importante.

inté.

5 comentários:

Anônimo disse...

só posso ler heidegger!!!

:~

Renato disse...

prefiro heineken!

ps: gelada!

beto disse...

uahuhauhauha. Ô povo besta!!!

Eu prefiro uma skol mermo.

beijo lu, abracao renatao.

fafi hj!!

Anônimo disse...

Oi Roberto,

Aih nao sei se vc jah sabe q o Fernado Meireles estah filmando "Ensaio Sobre a Cegueira".
Promete: bom diretor+bom livro

http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art53703,0.htm

beto disse...

não sabia gerardo, bom saber, estou ansioso desde já. Deve sair um filmaço. Valeu!