25 junho, 2007

Otimista ou Pessimista

Assistindo um DVD de Sex and the City um dia desses, na casa da Luana, a Carrie estava se fazendo essa pergunta: Sou otimista ou pessimista em relação aos relacionamentos?

Hoje eu me peguei pensando fortemente nisso.

Em épocas que terminamos relacionamentos, o natural é que se fique pessimista mesmo, mas e depois de um tempo, é comum que pessoas antes otimistas se transformem em pessimistas?

E vocês conhecem pessoas pessimistas que se tornaram otimistas? Eu sempre escuto histórias a respeito delas, pessoas que não acreditavam no amor, até que, de repente, não mais que de repente, aparece um ser maravilhoso em sua vida e tudo muda.

Eu sempre fui um otimista em tudo, não apenas sobre relacionamentos, mas me pego dia-a-dia sendo mais e mais pessimista, ou talvez um otimista menos abobalhado, quem sabe.

Embora não goste de rotular as pessoas, acho que a seguinte classificação tipifica bem os tipos de pessoas e suas expectativas em relação aos relacionamentos:

1) O otimista se envolve com alguém e acha que tudo vai dar certo e que vão ser felizes para sempre;

2) Já tem um menos otimista que se envolve com as pessoas e acredita que até pode dar certo;

3) Tem os descrentes que ainda estão abertos pra se envolver, mas sabem que uma hora vai dar errado, mas mesmo assim tentam;

4) E tem os pessimistas, que ja desistiram de se envolver faz tempo.

Atualmente tou na fase 3, com esperanças de voltar pra 2 e permanecer por lá. Na verdade sempre fui da fase 1, e é péssimo.

Esse negócio de se enquadrar em tudo não dá certo. Até onde vai a liberdade de cada um em fazer o que quer da sua vida, e até onde vai a frustração de abandonar o que vc quer fazer em nome do relacionamento? Não sei, não sei...

Sei que é um grande mistério da humanidade, e que as pessoas mais inquietas sofrem mais.

inté povo.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu só sei de mim, que sou pessimista "pacarái", pelo menos agora.

e essa história de que as pessoas inquietas sofrem mais, isso não é verdade!

mas as de coração sensível, isso não cabe somente em relacionamento... mas sem dúvida as de coração mais sensível.

beijo em tu, um ponto três. ;]